Germán Cano comemora com jogadores do Fluminense o gol de empate no fim do 1º tempo
MAILSON SANTANA / FLUMINENSE FC (02.04.2022)
Fluminense empata com o Flamengo por 1 x 1 e garante o título do campeonato Carioca 2022, depois de dez anos o Tricolor é Campeão Carioca 2022
A conquista do time que já havia levado a Taça Guanabara (1ª fase do Cariocão) começou a ser construída no jogo de ida, quando venceu por 2 a 0 com dois gols de Cano. Foi o argentino, aliás, que empatou o jogo deste sábado após Gabigol abrir o placar para o Flamengo, ainda no primeiro tempo.
Durante o hiato sem conquistas estaduais, o Tricolor das Laranjeiras viu os rivais comemorarem. Nesse período, Botafogo e Vasco venceram dois títulos cada. Já o Flamengo conquistou cinco troféus, sendo os dois últimos, em 2020 e 2021, em cima do próprio Flu, que também chegou à decisão de 2017 - quando também perdeu para o rival da Gávea.
Atuação do Fluminense
Assim como em outras oportunidades em que não contou com Felipe Melo — com lesão no joelho direito —, o técnico Abel Braga manteve o esquema com três zagueiros, tendo Manoel mais centralizado, ao lado de Nino e David Braz. Porém, a equipe voltou a apresentar deficiência na saída de bola, sobretudo na etapa inicial, "rifando" a posse quando tentava sair. Por outro lado, com jogadores mais próximos no meio, o time conseguiu trocar passes e assustar a zaga adversária. O Fluminense voltou para o segundo tempo em um ritmo acelerado e conseguindo apertar a saída de bola, o que gerou problemas aos rubro-negros.
Atuação do Flamengo
Assim como no primeiro jogo, o Flamengo voltou a jogar muito mal. Desorganizado e sem ideias, o time viu o rival executar seu plano de jogo e não apresentou saídas. A equipe demonstrou dedicação e entrega, mas foi muito aquém do que se espera.
Faz o L!
Após brilhar no primeiro jogo da final, com dois gols, Cano apareceu novamente. Após jogada de Ganso e Arias pela esquerda, o camisa 14 surgiu bem na área, bateu e deixou tudo igual no Maracanã. No Estadual, foram sete tentos do argentino, o terceiro goleador da competição.
Germán Cano fazendo o "L", tradicional comemoração dele em homenagem ao filho Lorenzo | Jorge Rodrigues/ Agif/Gazeta PressConfusão e expulsões
Aos 44 minutos do segundo tempo, pouco após entrar em campo, Fred se envolveu em confusão com Everton Ribeiro, provocou o meia e o empurrou. Bruno Henrique tomou as dores do companheiro e deu início a uma confusão generalizada. O ídolo do Flu e o atacante rubro-negro saíram expulsos.
Cronologia do jogo
O Flamengo abriu o placar com Gabigol, aos 28 minutos de jogo. Cano empatou para o Fluminense, aos 45 do primeiro tempo. Fred e Bruno Henrique foram expulsos após confusão nos acréscimos do segundo tempo.
Duelo nas arquibancadas
Uma final como há muito não se via no Maracanã. Antes de a bola rolar e nos minutos iniciais, houve uma grande festa nas arquibancadas, com "duelos" de músicas e provações entre as duas torcidas. Ambas explodiram na primeira etapa com os gols de seus artilheiros — Gabigol e Cano —, mas a vantagem construída na ida deu aos tricolores a oportunidade de gritar "campeão!" dez anos depois do último título carioca.
Fonte/via:UOL