Windows 11 conta com novo recurso que promete mais segurança

Windows 11 vai ser o primeiro sistema operativo do mundo a oferecer protecção contra phishing a nível do kernel

No passado dia 5 a Microsoft realizou um evento onde revelou algumas novidades a chegar ao seu mais recente sistema operativo, o Windows 11. Entre esses novos recursos a empresa revelou um muito interessante, que irá alertar os utilizadores que guardam passwords numa formato de texto simples.

Se não sabe o que isso quer dizer, a explicação é muito simples, milhões de utilizadores guardam algumas passwords em ficheiros de texto, por exemplo no bloco de notas, e guardam as mesmas no formato txt, por exemplo, no ambiente de trabalho. E não é preciso ser muito inteligente para perceber que essa não é uma prática recomendada e segura, já que as passwords devem ser guardadas em locais criptografados.

Com a próxima grande actualização para o Windows 11, a Microsoft tem planos para disponibilizar uma forma de proteger esses utilizadores. Assim, esse novo recurso de segurança do Windows 11 usa o Microsoft Defender SmartScreen, que já está integrado ao sistema operativo e oferece protecção contra aplicações maliciosas ou extensões de navegador. Na versão 22H2 ou mais recente, o Microsoft Defender fornecerá protecção contra phishing usando a sua tecnologia de detecção baseada em IA.

O objectivo deste novo recurso de phishing é proteger os utilizadores de ataques de phishing, identificando quando os utilizadores estão a "apontar" as credenciais em aplicações como o Bloco de Notas e programas maliciosos, e alerta-los através de um pop-up que aparece num ecrã acima das aplicações ou guias abertas.

Então, como isso funciona? Em teoria, a protecção de ecrã inteligente do Windows 11 funciona no nível do kernel e é capaz de dizer quando está a digitar a sua password em qualquer aplicação. Ele também pode detectar passwords em formulários de entrada em sites que tentam replicar um site original, como o site da Microsoft ou do Facebook.

Windows 11

A nova protecção antiphishing será oferecida aos utilizadores do Windows 11 a partir do Sun Valley 2 e o Windows vai-se tornar no primeiro sistema operativo do mundo a oferecer protecção contra phishing a nível do kernel.

FONTE

Este artigo foi originalmente publicado no Noticias e Tecnologia



from Tecnologia – Noticias e Tecnologia https://ift.tt/eYKblf8
via IFTTT

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem