A polícia da província de Ishikawa revelou na quarta-feira que prendeu um homem de 50 anos de idade, residente do distrito de Sumida, em Tóquio, por supostamente vender uma cópia pirata da edição 51 de 1984 da revista Weekly Shonen Jump da Shueisha , a edição de estreia da Dragon Ball, de Akira Toriyama.
O suspeito supostamente afirmou após sua prisão que "vendeu a cópia com o conhecimento de que era genuína". Homem supostamente vendeu a edição 51 de 1984 da Weekly Shonen Jump por 180.000 ienes.
A polícia acusou o suspeito de supostamente produzir e vender a cópia no início de abril, afirmando que ele cometeu conscientemente uma violação da Lei de Direitos Autorais do Japão. A edição específica que ele copiou é considerada rara e é vendida por quantias caras online, em parte devido a ser a edição de estreia de Dragon Ball.
Foto: Weekly Shonen Jump
Ele supostamente vendeu a cópia pirata por 180.000 ienes (cerca de US$ 1.230) para um homem de 30 anos na província de Ishikawa. Mas a pessoa que recebeu a cópia pirata aparentemente também possuía uma cópia genuína da mesma edição e, ao comparar e encontrar a qualidade do papel e a ligação de cola da cópia pirata, entrou em contato com a polícia sobre o problema.
O site oficial da Weekly Shonen Jump também postou um aviso sobre cópias piratas ou piratas de edições antigas, mostrando que as edições da revista eram grampeadas (vistas à direita) até a 10ª edição de 1994 em 21 de fevereiro de 1994.
Fontes: Asahi Shimbun (川辺真改), site da Weekly Shonen Jump