A Xockets acusa a Nvidia e Microsoft de formação de cartel para infringir suas patentes na tecnologia de Unidades de Processamentos de Dados – as DPUs. A pequena empresa processa as gigantes da tecnologia para receber compensações e parar o suposto uso ilegal de sua propriedade intelectual – o que pode impedir o lançamento de chips Blackwell.
Para entender a acusação da Xockets, é necessário voltar mais de dez anos no tempo. A empresa foi fundada em 2012 e mostrou pela primeira vez sua tecnologia patenteada para DPUs em 2015. Depois disso, uma empresa de redes chamada Mellanox teria sido a primeira a plagiar o produto da Xockets.
A Mellanox, então, foi comprada pela Nvidia, com a absorção completada em 2020. Assim, na alegação da Xockets, a dona das GeForce seguiu violando suas patentes. Produtos como BlueField, ConnectX e NVLink Switch usam a tecnologia proprietária, segundo a startup.
A Microsoft entra na história como uma das principais clientes da Nvidia. A dona do Windows teria trabalhado com ela para monopolizar o segmento de servidores IA impulsionados por GPU:
“O uso da Nvidia da tecnologia patenteada da Xockets para DPU permitiu que a Nvidia monopolize o campo de servidores de IA baseados em GPU, e a Microsoft monopolizar o campo de plataformas de IA baseadas em GPU – e é crítico para seu sucesso e capitalização de mercado”, declarou a Xockets.
Processo ameaça lançamento das GPUs Nvidia Blackwell
O momento para o processo da Xockets não parece aleatório. A empresa diz que tentou repetidas vezes acordos com Nvidia e Microsoft para ser compensada pelo uso da tecnologia, e que teria sido ignorada.
Mais sobre Nvidia:
- NVIDIA perde US$ 279 bilhões em valor de mercado em apenas um dia
- GPUs Blackwell para IA da Nvidia teriam sido adiadas por falha no design
- Servidores NVIDIA “Blackwell” são comprometidos com falta de componentes
Agora, com a Nvidia na mira de investigações antitruste, o processo da Xockets aparece fazendo menções à formação de cartel e monopolização de mercado. Além disso, a startup busca impedir a venda de produtos Blackwell enquanto o litígio não se resolver.
Enquanto a dona das GeForce corre para entregar chips baseados em Blackwell sem maiores atrasos, a possibilidade de receber uma injunção da Justiça dos EUA aumenta a pressão na companhia para cumprir prazos com seus clientes. É o tipo de coisa que faria muitas empresas buscarem um rápido acordo, em vez de seguir com o litígio.
Fonte: The Verge
Via: Data Center Dynamics
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/cv672Mw
via IFTTT