Intel Core Ultra 200 “não-K” suporta memória DDR5 mais lenta, segundo lista da AsRock

A AsRock é uma das primeiras companhias a mencionar a linha “não-K” de processadores Intel Core Ultra 200, também conhecidos como Arrow Lake. Uma listagem no site oficial da fabricante de placas-mãe revela que as CPUs mais acessíveis de nova geração da Intel podem operar com memórias DDR5 mais lentas.

A informação pode ser encontrada nas listas QVL da placa Taichi Z890. QVL significa “Qualified Vendor List”, servindo para mostrar quais produtos foram testados e aprovados como compatíveis com a placa-mãe da AsRock. Podemos ver abaixo que na linha Intel Core Ultra 200 “não-K” as velocidade máxima das memórias fica em 7200MT/s.

Tabela de memórias suportadas em processadores Intel Core Ultra 200 não K.
Fonte: AsRock

Enquanto isso, a maioria das novas placas Z890 oferece suporte a mais de 9000MT/s na série Intel Core Ultra 200K. Na própria QVL da AsRock, essas CPUs aparecem suportando até 9066MT/s para os módulos DDR5.

Tabela de memórias suportadas em processadores Intel Core Ultra 200K
Fonte: AsRock

Infelizmente não temos detalhes explicando o motivo para essa diferença. Na verdade, o mais provável é que a AsRock nem teria permissão para divulgar essa lista no momento, uma vez que a Intel ainda não fez o anúncio oficial dos modelos “não-K” de seus novos processadores. A estreia de Arrow Lake aconteceu na última semana apenas com as SKUs da série Core Ultra 200K.

Intel vai colocar limite de velocidade diretamente nas CPUs?

O mais curioso na listagem da AsRock é que estamos olhando a QVL para um modelo Z890 de placa-mãe. Não é incomum que fabricantes de mobos limitem a velocidade de memória em suas opções de entrada, mas essa Taichi tem chipset Z890, que suporta memórias mais rápidas com os Core Ultra 200K.

Mais sobre Arrow Lake-S:

Assim, fica a impressão que talvez a limitação esteja nos próprios processadores “não-K”. Mas só teremos a confirmação disso quando a Intel fizer seu anúncio oficial. Vale ressaltar que a empresa disse que eles vão suportar overclock, mas 7200MT/s já é considerado overclock sobre o padrão do JEDEC, que é de 6400MT/s.

Como essa listagem acontece de maneira bem prematura, é possível que existam erros ou que a amostragem de memórias seja ainda muito limitada. Vamos ver se outras fabricantes de mobos também atualizam suas QVL em breve.

Fonte: VideoCardz



from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/KwxEMdA
via IFTTT

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem