O usuário do X, antigo Twitter, Underfox3 publicou que a Intel está explorando o uso de chiplets para a fabricação de GPU. E é possível que a adoção será em breve. Essa tecnologia envolve a transição de configurações monolíticas para chiplets pequenos e especializados, que se combinam como se fossem peças LEGO para formar a placa.
Ao dividir o design da GPU em chiplets, os fabricantes podem ajustar cada chiplet para usos específicos, como computação, gráficos ou IA.
Outro grande benefício das arquiteturas de GPU desagregadas é sua eficiência energética comparada às existentes, pois os chiplets individuais permitem economizar energia quando não estão em uso. Essa técnica de design traz diversos outros benefícios, como personalização de carga de trabalho, modularidade e flexibilidade, sendo vista como o futuro para os designs de GPU.
- Ex-CEO da Intel diz que uma divisão seria ruim para a empresa e para os EUA
- Intel lança driver para otimizar COD: Black Ops 6 e melhorar Diablo IV em suas GPUs
- Intel Foundry e Samsung estariam planejando se unir contra a TSMC [RUMOR]
Concorrência com a AMD
Anteriormente, a AMD registrou uma patente similar, focada no uso de chiplets e com unidades individuais gerenciadas em três modos diferentes, semelhante a uma estrutura de Módulo Multi-Chiplet.
No entanto, implementar uma GPU multi-tile não é tão simples quanto parece, pois traz complexidades de fabricação e a necessidade de uma tecnologia de interconexão adequada. Designs de chiplets, como os dos CPUs EPYC da AMD, estão no mercado, mas ainda não forem implementados. A patente da Intel é um sinal de que a tecnologia pode estar mais próxima dos usuários finais do que o imaginado.
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/V3rmRny
via IFTTT