A ASRock mostrou suas placas-mãe com chipset Z890 para os novos processadores Intel Core Ultra 200 há algumas semanas. No entanto, com a divulgação de detalhes sobre cada modelo, um detalhe na ASRock Z890 Taichi Aqua chamou mais a atenção. É o fato dessa placa E-ATX oferecer um total de dez conexões USB-C na parte de trás.
Como mostra a imagem abaixo, o painel de conexões da placa vem dominado por portas USB do Tipo-C. Logo abaixo dos botões CLR CMOS e BIOS Flashback temos um conjunto com oito portas, duas fileiras com quatro de cada lado. São conexões com interface USB 3.2 Gen1 e Gen2.
Depois desse aglomerado de oito portas USB temos duas Ethernet, uma de 5G e outra 10G Marvell. Logo abaixo delas, temos as conexões para antenas Wi-Fi 7 e, ao seu lado, mais duas conexões USB-C. Essas aparecem separadas porque usam interface Thunderbolt 4.
Completando as conexões diretas da placa, a ASRock colocou uma saída óptica SPDIF e as clássicas portas analógicas de linha e microfone. Ou seja, nenhuma porta USB do Tipo-A “clássico” é encontrada.
Usuários dessa placa ASRock só poderão espetar USB-A no gabinete
A ASRock Z890 Taichi Aqua não é simplesmente incompatível com a conexão USB-A. Ela não oferece nenhuma porta para a parte que normalmente vai atrás da sua build, mas conta com headers para conectar as portas frontais do gabinete.
Também são oito, mas não aparecem assinalados na imagem. De acordo com as especificações da placa, temos quatro conexões para portas USB 3.2 Gen1 Tipo-A e mais quatro para USB 2.0.
Mais sobre placas Z890:
- Placas-mãe Z890 da ASRock aparecem em imagens
- Gigabyte consegue DDR5-10600 em sua placa Z890 Aorus Tachyon Ice
- Placa-mãe Intel Z890 da ASRock suporta DDR5-9200 de RAM
A ASRock chama o design de sua placa de um “salto adiante em conectividade”. Segundo a marca: “nossa missão é liderar o futuro e estabelecer um novo benchmark para placas-mãe topo de linha”.
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/Cyo4gwD
via IFTTT