A Samsung Electronics decidiu que entre as GPUs NVIDIA e AMD, investiria $20 milhões nos modelos Instinct MI300X para seus servidores de inteligência artificial.
A compra foi realizada recentemente e a fabricante já está testando os aceleradores em seus data centers, que serão utilizados para impulsionar o desenvolvimento de sua própria IA e precisa de uma grande quantidade de hardwares para prosseguir com o projeto.
Apesar das GPUs NVIDIA serem conhecidas por ter um dos melhores desempenho do mercado, a Samsung Electronics optou pelos modelos AMD Instinct MI300X por motivos econômicos. É válido notar que as H100, modelos mais recentes da NVIDIA, custam entre $30 mil e $40 mil cada, enquanto a versão da AMD chega próximo de $10 mil cada uma.
Ainda que os modelos H100 sejam usados pelo Meta e xAI, os aceleradores Instinct são vistos como uma alternativa viável pela indústria – levando em consideração o seu custo-benefício e também as facilidades que está oferecendo aos seus clientes.
De acordo com a reportagem, a Samsung Electronics enviou as GPUs Instinct MI300X para testes em seu time de pesquisas – que pertence à divisão DX. É afirmado que elas ainda não foram levadas ao seu limite, considerando que ainda levará um tempo para que o desenvolvimento da inteligência artificial esteja em estágios mais avançados.
Veja também:
- AMD diz que a NVIDIA acelerou produção por temer GPUs Instinct
- CEO da NVIDIA confirma que GPUs Blackwell estão sendo produzidas
- AMD anuncia GPU Instinct MI325X e revela planos para MI350 e MI400
Destaque para as GPUs AMD Instinct MI300X
As GPUs AMD Instinct MI300X são o principal produto high-end na linha da AMD para aceleradores de inteligência artificial – lançado no fim de 2023 e trazendo 19.456 processadores stream, 304 unidades computacionais e 192GB de memória HBM3 para execução intensiva.
Também vale notar que a Samsung será uma das principais fornecedoras de memória HBM para a linha de GPUs AMD Instinct – além de ter sua HBM3E aprovado pelo processo de qualidade da NVIDIA. É esperado que eles continuem comprando GPUs AMD, enquanto a fabricante busque suas memórias e isso reforce os laços entre as duas.
Fonte: WCCFTECH
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/dibUuwZ
via IFTTT