Lançado oficialmente no dia 31 de outubro, Dragon Age: The Veilguard passou por diversas mudanças de rumo e reboots durante seu processo de desenvolvimento. Segundo a BioWare, a versão do jogo que acabou chegando às lojas foi criada em três anos e meio e surge como resultado de uma “correção de rumo” que o estúdio decidiu seguir.
Em uma entrevista à Bloomberg, o chefe do estúdio, Gary McKay, explicou alguns dos desafios que o RPG enfrentou na última década. Segundo ele, a empresa perdeu muitos de seus veteranos após os ciclos para criar Mass Effect Andromeda e Anthem se mostrarem bastante brutais — e resultarem em fracassos comerciais.
Ele também explicou que a ideia original de Dragon Age: The Veilguard começou como um jogo single player, que foi transformado em uma experiência como serviço. No entanto, após algum tempo investindo nessa versão do jogo, a BioWare decidiu que não queria fazer um “Anthem com dragões”. Nesse contexto, o sucesso que a Electronic Arts obteve com Star Wars Jedi: Fallen Order permitiu um novo reboot, focado novamente no single player.
Dragon Age: The Veilguard demorou a chegar à forma atual
Apesar de todos os problemas que o desenvolvimento de Dragon Age: The Veilguard enfrentou, McKay afirma que a versão que chegou às lojas foi relativamente tranquila de criar. Embora o título tenha passado por alguns atrasos, ele afirmou que a maneira como a Electronic Arts se organiza atualmente — dividida entre a EA Games e a EA Sports — permitiu que a BioWare tivesse mais foco e suporte interno.
McKay também justificou os cortes pelos quais a empresa passou em 2023, que afetou muitos de seus funcionários mais sênior. Segundo ele, ao reduzir o tamanho do time, foi possível “ter as pessoas certas no tempo certo”, o que permitiu que o desenvolvimento ganhasse ritmo. No entanto, para que o game pudesse ser finalizado, a equipe dedicada ao novo Mass Effect foi recrutada para cuidar de algumas de suas partes.
Para o chefe do estúdio, a intenção de Dragon Age: The Veilguard é “trazer a BioWare de volta à conversa como um grande estúdio”, algo que não acontece há alguns anos. Ele também confirmou que o título não terá qualquer expansão ou DLC e que agora o foco total do estúdio já passou a ser o novo Mass Effect.
Fonte: Bloomberg
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