Fundador da TSMC chegou a oferecer chefia da companhia para Jensen Huang, CEO da NVIDIA

Morris Chang, fundador e ex-CEO da TSMC, chegou a oferecer a liderança da companhia para Jensen Huang, fundador e CEO da NVIDIA. A informação vem do próprio Chang, conforme ele conta em um dos capítulos de sua autobiografia, que será publicada em breve.

Segundo tradução do Tom’s Hardware, Chang explica em seu livro o contexto da oferta para Huang. Há quase 20 anos, a TSMC enfrentava desafios econômicos, que levaram seu fundador voltar ao cargo de CEO, em 2009.

Depois de conseguir um pouco mais de estabilidade e emplacar um dos clientes mais importantes para a fabricante de chips até hoje – a Apple – Chang começou a procurar por um sucessor. Em 2013, com 82 anos de idade, o fundador da TSMC pensava em buscar alguém de fora em vez de promover algum de seus executivos.

Morris Chang, fundador e ex-CEO da TSMC.
Fonte: Wikimedia Commons

O então chefe da TSMC não estava muito empolgado para promover alguém internamente, ainda mais logo depois de mandar embora o CEO anterior da companhia, Rick Tsai. Assim, ele buscava um executivo bem sucedido que pudesse vir de fora com uma postura comprovada de sua liderança.

Jensen Huang não quis liderar a TSMC

Atualmente a NVIDIA é a empresa mais valiosa do mundo, sendo a principal beneficiada pela onda do hype em IA que domina a indústria. Em 2013 a companhia não estava nem perto de ser o titã que se tornou hoje, mas já estava se saindo muito bem.

Na época, a NVIDIA já comandava 60% do mercado de GPUs domésticas, expandia sua presença para mobile e eletrônicos de consumo com novas gerações do Tegra e continuava a conquistar espaço em data centers. Por isso, Chang decidiu que o líder dessa empresa bem-sucedida, Jensen Huang, seria a escolha certa para a TSMC.

Lucro da NVIDIA sobre durante último trimestrs
Divulgação/NVIDIA

Como todos sabemos, Huang recusou o cargo. O executivo da jaqueta acreditava em sua visão para a NVIDIA a longo prazo, e o tempo provou que ele estava certo.

Comando da fabricante de chips foi para C.C. Wei

Depois da recusa de Huang, Morris Chang decidiu apontar duas pessoas para a liderança da TSMC. Ainda em 2013, C.C. Wei e Mark Liu foram apontados como “co-CEOs” da fabricante taiwanesa de semicondutores.

Chang completou sua aposentadoria e realmente saiu da empresa somente em 2018, momento em que Liu se tornou líder da mesa de diretores (chairman) e C.C. Wei seguiu como único CEO.

C.C. Wei, atual CEO da TSMC.
Fonte: Bloomberg

Em 2023, Liu decidiu sair da companhia, então Wei atualmente trabalha como CEO e chairman da TSMC. Curiosamente, Jensen Huang também acumula os dois cargos na NVIDIA.



from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/G6iInlC
via IFTTT

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem