A próxima geração de processadores AMD Threadripper pode oferecer ao menos um SKU com 3D V-Cache, se o rumor da vez estiver correto. A informação apareceu no manual de uma placa-mãe ASUS WRX90, onde se explica configurações para habilitar ou desabilitar a “tecnologia X3D” nesses modelos de CPU.
A captura abaixo foi feita a partir do manual da ASUS Pro WS WRX90E-SAGE SE, mobo voltada especificamente para processadores Threadripper. O texto explica que o usuário tem opções de configuração para ligar ou desligar o 3D V-Cache em um, dois ou quatro stacks.
O que chama a atenção é que nenhum modelo atual da linha Threadripper 7000 conta com o recurso. Ou seja, especula-se que a configuração seja voltada para a próxima geração dos produtos, a série 9000.
A tecnologia X3D, nome comercial que a AMD dá ao 3D V-Cache, é bastante conhecida em modelos domésticos de processadores Ryzen – e inclusive acaba de fazer sua estreia na geração atual de CPUs, baseadas em Zen 5. O recurso aparece também em alguns modelos Epyc, de codinome Genoa, mas a WRX90 não é compatível com eles. Dessa forma, imagina-se que os próximos Threadripper podem vir com a tecnologia.
Rumores sobre Threadripper ainda são poucos
Comparado ao número de vazamentos e rumores que tivemos a respeito do Ryzen 7 9800X3D até seu lançamento oficial, podemos dizer que não tivemos muitos acerca dos próximos Threadripper. Dessa forma, como sempre, é bom manter um certo ceticismo a respeito dos primeiros vazamentos sobre o assunto.
Essa passagem no manual da ASUS não é suficiente para confirmar que os Threadripper 9000 – ou ao menos um deles – usará 3D V-Cache. De todo modo, se a informação realmente for verdadeira, vai ser interessante ver como a AMD promove o recurso nessa linha de CPUs.
Mais sobre processadores AMD:
- AMD Threadripper 9000 “Shimada Peak” aparece com 96 núcleos em vazamento
- Ryzen 9 9950X com watercooling doméstico conquista quinto lugar no 3DMark
- Agora é oficial! AMD lança o Ryzen 7 9800X3D com 104MB de cache por US$ 479
Até o momento, a fabricante associa muito sua tecnologia X3D com ganhos de desempenho em jogos, mas essa área não é o foco de sua linha Threadripper, mais usada em HPC e workstations.
Fonte: VideoCardz
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/9m3Fp5Y
via IFTTT