A NVIDIA anunciou uma parceria com o Google Quantum AI para acelerar o design da próxima geração de dispositivos de computação quântica, utilizando simulações impulsionadas pela plataforma NVIDIA CUDA-Q.
Como resultado da parceria, o Google Quantum AI estará utilizando a plataforma híbrida de computação quântica-clássica e o supercomputador NVIDIA Eos para simular a física de seus processadores quânticos.
O objetivo do projeto é superar as limitações atuais do hardware de computação quântica, que só consegue executar um número limitado de operações antes de precisar interromper os cálculos devido ao “ruído”.
- Supercomputador na Coreia do Sul é adiado para 2026 devido à concorrência por IA
- Dona da Zotac sai da China para evitar sanções antes da chegada das RTX 50
- Pacote NVIDIA DLSS 3.8.10 é liberado; veja novidades
Benefícios
Com a plataforma CUDA-Q, o Google pode utilizar 1.024 GPUs NVIDIA H100 Tensor Core no supercomputador NVIDIA Eos para realizar uma das maiores e mais rápidas simulações dinâmicas de dispositivos quânticos do mundo. E tudo por uma fração do custo.
O sistema tem suporte a simulações realistas de dispositivos com até 40 qubits, as maiores já realizadas. Como resultado, técnicas de simulação que antes demoravam uma semana agora são concluídas em minutos.
Além disso, o software que alimenta essas simulações dinâmicas aceleradas estará disponível publicamente na plataforma CUDA-Q, permitindo que engenheiros de hardware quântico escalem rapidamente o design de seus sistemas.
Fonte: NVIDIA.
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/vkMAey1
via IFTTT