A alta concorrência por aceleradores para IA teria causado atraso no projeto da Coreia do Sul para um de seus supercomputadores. Segundo reportagem da mídia local Chosun, o “Supercomputador Nº 6” teria sido adiado para 2026, devido à dificuldade em conseguir os componentes necessários, com volume adequado.
Não é segredo que o hype em IA causou uma “corrida do ouro” que impacta não somente empresas, mas também nações e governos que buscam investir na tecnologia e manter suas economias competitivas. A Coreia do Sul, um dos países referência em avanços tecnológicos, pretendia investir 2,9 trilhões de wons em seu novo supercomputador, o equivalente a mais ou menos R$ 12 bilhões.
Supercomputadores são usados para pesquisa de alta demanda, como análises de moléculas, modelos meteorológicos complexos e outras aplicações científicas. Segundo o Chosun, os sistemas já existentes na Coreia estariam com seu uso alcançando os 90%, então esse atraso no Supercomputador Nº 6 pode significar uma “crise computacional” para o país.
O hype em IA naturalmente resulta em investimentos impressionantes na área, mas leva tempo para esses recursos resultarem em um aumento efetivo na produção. Enquanto isso, a demanda cresce instantaneamente.
Atraso no supercomputador ressalta preocupação de experts na Coreia do Sul
Ainda de acordo com a reportagem do Chosun, líderes em tecnologia na Coreia do Sul têm o governo por mais investimento na área de IA, fazendo dela uma prioridade estratégica nacional para manter o país competitivo.
“O pico na demanda por chips IA depois do boom do ChatGPT criou uma crise no suprimento e aumento os custos”, declarou Hong Tae-young, diretor do KISTI – Instituto Coreano de Ciência, Tecnologia e Informação.
Mais sobre supercomputadores:
- NVIDIA e Foxconn produzirão supercomputador mais veloz de Taiwan
- Dinamarca liga seu primeiro supercomputador, o Gefion com 1.528 GPUs NVIDIA H100
- Japão quer construir o primeiro supercomputador “nível zeta” do mundo
De fato, assegurar a quantidade necessária de GPUs é apenas uma das dificuldades para um Supercomputador IA, com o preço crescente sendo outra. Chips H100, da NVIDIA, estão entre os mais populares para a tecnologia, o que significa que cada um custa cerca de US$ 35.500 atualmente.
Fonte: Chosun
from Tudo sobre Notícias - Adrenaline https://ift.tt/uvVtqE6
via IFTTT