Fujitsu mostra o Monaka, CPU ARM de 144 núcleos para competir com Xeon e Epyc

A Fujitsu trabalha no Monaka, seu novo processador para data center e servidores, há algum tempo. O componente é desenvolvido em parceria com a Broadcom e com a Supermicro, e agora acaba de receber uma nova amostra mecânica. Com a divulgação, as empresas revelaram alguns detalhes da CPU.

O Monaka é baseado em ARM e sua primeira versão aparece com 144 núcleos, divididos em quatro chiplets de 36 empilhados. Para esse design, é usada a tecnologia 3.5D eXtreme Dimension da Broadcom. Os chiplets são feitos no processo de 2nm da TSMC (N2), e a pilha de núcleos fica sobre os blocos da SRAM, com ligação de cobre híbrido (HCB).

Imagem com detalhes do Monaka.
Fonte: Broadcom

Curiosamente, a Fujitsu optou por não adotar HBM para o processador, provavelmente mirando em manter seus custos mais acessíveis. Os blocos SRAM são feitos no processo N5 da TSMC, de 5nm.

Amostra mecânica do Monaka
Fonte: Satoshi Matsuoka

O Monaka é compatível com PCIe 6.0 e CXL 3.0, além de outras interfaces que se espera num novo processador voltado para servidores. O pessoal do Tom’s Hardware ressalta que o componente incorpora SVE2 (Scalable Vector Extensions 2), mas a Fujitsu não revelou a extensão dos vetores, que podem ir de 128 a 2048bits.

Monaka chega para competir com Epyc e Xeon entre 2026 e 2027

O Monaka representa mais uma frente de competição da arquitetura ARM contra a mais difundida x86, que encontramos em processadores Intel e AMD. Até por apostar nessa tecnologia, espera-se que a Fujitsu promova a eficiência energética e custo x benefício como o diferencial de suas novas CPUs, em relação a Xeon e Epyc.

Notícias relacionadas:

A tradicional empresa japonesa de tecnologia prometeu o lançamento do primeiro processador Monaka para o ano fiscal de 2027. O período corresponde a 1 de abril de 2026 até 31 de março de 2027, então ainda temos uns dois anos de espera para ver o produto finalizado.

Fonte: Tom’s Hardware



from Notícias - Adrenaline https://ift.tt/KwcLFzV
via IFTTT

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem