A fábrica da TSMC no Japão começou a operar oficialmente nesta semana, marcando uma das primeiras novas instalações da companhia taiwanesa a ficarem prontas. A planta, chamada Japan Advanced Semiconductor Manufacturing (JASM), fica em Kumamoto e vai trabalhar principalmente com processos mais maduros de litografia.
Além do importante avanço para a TSMC, a JASM traz marcos consideráveis também para a Terra do Sol Nascente. Essa é a primeira fábrica capaz de produzir chips com transistores FinFET no país, por exemplo. Ela vai fabricar nos processos de 40nm, 28nm, 22nm, 16nm e 12nm, com produção estimada de até 55.000 wafers de 300mm por mês (WSPM).
Conforme mencionado anteriormente, esses são processos mais maduros de litografia. A TSMC conta com as tecnologias mais avançadas do mundo na fabricação de chips, podendo alcançando até os 2nm. Processos maiores, no entanto, ainda são muito usados na fabricação de dispositivos menos complexos, como carros e outros eletrônicos simples de consumo.
Esse mercado é muito forte no Japão, e é por isso que o governo do país ajudou no estabelecimento da JASM com subsídios equivalentes a US$ 3 bilhões. Somando investimentos da TSMC e suas parceiras, o total de mais ou menos US$ 8,27 bilhões foram investidos na fábrica.
Sony está entre os investidores da fábrica da TSMC no Japão – segunda instalação a caminho
A JASM pertence à TSMC, com 86,5% de suas ações. Os investimentos de suas parceiras, no entanto, garantiram uma parcela de propriedade a outras empresas, como a Sony e Toyota. Essas companhias nipônicas contam com 6% e 2% das ações da companhia para a fábrica, respectivamente.
Notícias relacionadas:
- Rapidus: empresa japonesa quer rivalizar com TSMC em processos de chips 2 nm
- TSMC adia para janeiro a cerimônia de abertura de sua fábrica no Arizona [RUMOR]
- Coreia pode criar uma “KSMC” para competir dominância da TSMC em semicondutores
E essa parceria deve ser estendida, uma vez que já existem planos para uma segunda instalação em Kumamoto. A construção deve começar logo no ano que vem, no quarto trimestre. Essa nova fábrica, sim, deve criar processadores em processos considerados mais avançados atualmente, como em 6nm e 7nm. No entanto, a previsão é de que só vai começar a produzir em 2027.
Enquanto isso, a fábrica da TSMC no Arizona, EUA, deve ter sua inauguração em janeiro, depois de supostamente ter sofrido um adiamento por causa das eleições.
Fonte: Tom’s Hardware
from Notícias - Adrenaline https://ift.tt/QjuxDvP
via IFTTT