A divisão de fabricação de semicondutores da Samsung sofreu mais uma importante derrota nesta semana. A empresa não conseguiu emplacar um contrato com a Qualcomm, e o próximo SoC topo de linha da empresa – o Snapdragon 8 Elite Gen 2 – será fabricado exclusivamente pela TSMC.
Detalhes dessas negociações raramente são oficialmente divulgados, mas as especulações mais óbvias mencionam problemas recentes que a Samsung teve na fabricação do processo de 3nm. Com taxas de rendimento muito abaixo do esperado para a tecnologia, a Qualcomm teria optado pela TSMC, que tem se mostrado extremamente consistente em sua liderança no mercado de semicondutores.
A perda do contrato tem mais impactos negativos para a Samsung do que apenas o dinheiro que não vai receber da Qualcomm. Essa derrota pode resultar num aumento de preço indesejado para sua próxima geração de celulares Galaxy high-end.
Há rumores de que o Snapdragon 8 Elite Gen 2 vai ter um incremento considerável de preço, e a Samsung não terá o poder de negociação de produzir o chip em suas fábricas. Isso deve se refletir negativamente para e empresa nos contratos que vai conseguir firmar com a Qualcomm para seus futuros celulares.
Samsung aposta no futuro para se recuperar
Como toda empresa especializada em tecnologia de ponta, a Samsung aposta em seus produtos futuros para se recuperar das dificuldades mais recentes. O pessoal do TechSpot reporta que a companhia já conseguiu estabilizar o processo de 3nm para resultados mais estáveis, enquanto impulsiona o desenvolvimento dos 2nm para se manter competitiva com a TSMC.
Além disso, a empresa teria planos de entregar chips de 1,4nm logo em 2027. Assim, é mais do que esperado que a Samsung tente um novo contrato com a Qualcomm quando chegar a hora de produzir o Snapdragon 8 Elite Gen 3.
Notícias relacionadas:
- Processo GAA de 3nm da Samsung tem rendimento muito abaixo do esperado [RUMOR]
- Samsung reduz produção de chips em 50% para minimizar perda de dinheiro
- TSMC mantém previsão de produção de nó de 1.6nm para 2026
Até lá, obviamente, a TSMC não fica parada e segue seus avanços. A empresa parece ter seu processo de 2nm bem encaminhado e já promete 1,6nm para 2026.
from Notícias - Adrenaline https://ift.tt/pTShAFx
via IFTTT