Uma pesquisa recente da firma de análise financeira Jon Peddie indica que a venda de GPUs dedicadas teve uma queda considerável no terceiro trimestre de 2024. O Q3 de qualquer ano costuma mostrar aquecimento nas vendas de produtos do tipo, mas dessa vez teve uma queda de 14,5% em relação ao trimestre anterior.
O gráfico abaixo mostra o progresso de venda de placas de vídeo dedicadas ao longo de diferentes trimestres. Elas aparecem como “AIB”. Podemos ver que o segmento está em queda desde o ano passado, e o Q3 de 2024 foi o seu pior trimestre desde o Q2 de 2023.
A queda no número de vendas de GPUs é atípica para um terceiro trimestre, mas não chega a ser surpreendente neste caso. Nessa altura, usuários visivelmente estão esperando a estreia das novas gerações de placas da AMD e NVIDIA antes de comprarem suas novas placas de vídeo.
Falando em AMD e NVIDIA, os detalhes da pesquisa mostram números problemáticos para quem gostaria de ver mais concorrência no mercado. O “lado verde” conseguiu conquistar outros 2% do segmento no último trimestre, alcançando uma impressionante fatia de 90% do mercado. Isso deixa a AMD com 10%, porque a Intel ainda não vendeu unidades suficientes para aparecer na proporção.
Analistas não estão otimistas com mercado de GPUs
Os analistas da Jon Peddie preveem números bem ruins para o mercado de GPUs dedicadas nos próximos anos, durante a administração Trump. A projeção é de -6% ao ano – ou seja, um encolhimento – entre 2024 e 2028 para este segmento.
Essa perspectiva negativa se deve às promessas do presidente eleito de impor tarifas pesadas na importação para os EUA. Existem estimativas de que o preço de notebooks e eletrônicos podem saltar em até 45% depois dos impostos serem implementados.
Notícias relacionadas:
- Sucesso! Vendas de gabinetes do tipo “aquário” têm crescimento significativo em 2024
- TSMC e NVIDIA estariam negociando produzir GPUs Blackwell na Fab 21, do Arizona
- Vendas de PCs sofre queda no Q3 2024 em comparação ao ano anterior
O pessoal da Jon Peddie estima que não haverá um aumento proporcional no salário das pessoas nos próximos anos, o que deve levar uma recessão da economia que vai impactar fortemente o segmento de eletrônicos de consumo.
Via: Tom’s Hardware
from Notícias - Adrenaline https://ift.tt/anG205u
via IFTTT